top of page

EDITORIAL

Lilian Liang

Ciclos que se encerram, ciclos que se iniciam



A gente precisa saber quando é hora de parar. Para a Aptare impressa, essa hora chegou.

A comunicação mudou muito desde que lançamos a primeira edição da revista, em 2012. O envelhecimento ainda não tinha essa visibilidade toda e os meios impressos coexistiam amigavelmente com os meios digitais, embora o fim do papel já tivesse sido decretado inúmeras vezes. Nossa revista chegava gratuitamente aos consultórios de profissionais de saúde de todo o Brasil, levando informação de qualidade sobre geriatria e gerontologia. Muitos leitores colecionavam a Aptare e ligavam (ligavam!) em nossa redação, solicitando números faltantes.


Doze anos e uma pandemia depois, vemos que a revista impressa deixou de fazer sentido no grande esquema das coisas. Hoje tudo está a um clique de distância e o digital reina soberano. Quem aí ainda assina jornais impressos? Você se lembra da última vez que folheou uma revista, ainda que na sala de espera do dentista? Estão todos com celulares na mão, lendo notícias, postando nas redes sociais, conversando no WhatsApp, ouvindo música, tudo ao mesmo tempo agora. O papel tem um espaço cada vez menor quando o assunto é comunicação e informação – nesse caso, o anúncio da morte do papel foi certeiro. Livros são uma outra história.


Descontinuar a revista impressa não foi uma decisão fácil, confesso. O apego é real – como encerrar uma publicação que trouxe tantas coisas incríveis? Procuramos alternativas, pensamos em soluções, mas o que estava na nossa frente não deixava dúvidas: era só uma questão de tempo. Continuar imprimindo a Aptare seria apenas adiar o inevitável.

Depois de muita reflexão, resolvemos, então, encerrar as edições impressas no número 50, que é esse que você tem em mãos. Foram 50 edições confeccionadas com profissionalismo, dedicação e amor, fazendo do título uma referência na informação sobre longevidade no Brasil.


Mas enquanto um ciclo se encerra, outro ciclo se inicia. A Aptare deixa de existir no impresso para ter uma presença mais robusta e sistemática no mundo digital. Queremos continuar com nosso compromisso de informar profissionais de saúde sobre geriatria e gerontologia, agora utilizando mais as plataformas multimídia: site, redes sociais, podcast, vídeo. Teremos atualizações mais constantes, novos formatos, mais interação com os leitores. A Aptare impressa se encerra e abre espaço para a versão digital, que virá com tudo em 2025.


Ao finalizarmos nossa última edição impressa, me orgulho ao contemplar tudo que construímos nesses doze anos – que privilégio ser parte do ecossistema do envelhecimento brasileiro! E quando penso no futuro, meu coração se enche de esperança diante de tantas possibilidades que se apresentam. No final desse ciclo, o sentimento é de gratidão. Gratidão  a Debora Alves, Luciana Cury e Patrícia Cueva, o dream team da Aptare. Gratidão a tantos profissionais que me abriram as portas da geriatria e da gerontologia – em especial aos drs. João Toniolo, Cláudia Fló e Marcela Cypel, que acreditaram desde o início. E gratidão principalmente a você, leitor. É você que dá sentido a tudo isso. Muito, muito obrigada!


Seguimos juntos!


Lilian Liang

Editora

Comments


bottom of page