top of page

Um ano de Expedição Longevidade

Atualizado: 4 de abr.



Faz exatamente um ano que a jornalista Lilian Liang e o documentarista Gabriel Martinez partiam na Expedição Longevidade. O objetivo era visitar as blue zones, as áreas mais longevas do mundo, e entender melhor os fatores que contribuem para o envelhecimento bem sucedido de suas populações.


No dia 01 de abril de 2023 a dupla saiu rumo à Costa Rica, primeira parada de uma viagem de quase 3 meses pelas blue zones, as áreas mais longevas do mundo. O roteiro seguiu então para Loma Linda, na Califórnia, EUA; Okinawa, no Japão; Icária, na Grécia; e Sardenha, na Itália.


A expedição terminou em Veranópolis, na serra gaúcha, uma das cidades com maior expectativa de vida no Brasil, considerada a blue zone brasileira. O município também é berço do Projeto Veranópolis, uma das maiores pesquisas sobre longevidade e envelhecimento no Brasil, que completa três décadas.


A Expedição Longevidade é uma iniciativa da Dínamo Editora, em comemoração aos 10 anos da Revista Aptare. Lilian e Martinez entrevistaram mais de 70 pessoas, entre idosos, familiares e pesquisadores. O material dará origem a um documentário, que será lançado no ano que vem.

コメント


bottom of page