top of page

Revolução da Longevidade na pauta CBN

Atualizado: 4 de abr.



A revolução da longevidade foi o tema do talk show CBN gravado no dia 28 de abril. O encontro contou com a presença de Alexandre Kalache, médico e gerontólogo; Juliana Venites, presidente da SBGG-SP; Yeda Duarte, professora da Faculdade de Saúde Pública da USP e coordenadora do estudo SABE; e Maria Cândida, jornalista. As discussões foram mediadas pela jornalista Debora Freitas, da CBN.


Um dos temas abordados foi a questão da autonomia no envelhecimento. “A autonomia precisa ser discutida intergeracionalmente. Porque muitas vezes o idoso decide alguma coisa, mas o filho não deixa e diz ‘Ele está velho, quem decide sou eu’”, explicou Yeda.


Kalache destacou o problema da solidão entre a população idosa. “Calcula-se que hoje no Brasil cerca de 4 milhões de pessoas idosas vivam sozinhas. Mas temos 8 milhões que vivem só com o cônjuge. Mas imagina viver com um cônjuge com demência, hemiplégico. Essa situação é ainda pior do que viver só. Ou alguém que vive com a família, mas é relegado num canto. Então o problema é muito maior do que apenas uma métrica”, esclareceu Kalache.


Juliana destacou a importância do combate ao idadismo. “Temos que colocar a pessoa idosa como ser social, que mantém vínculos de amizade, que precisa se manter na sociedade. Isso já está escrito, a gente precisa tirar do papel e implantar”, afirmou.


Também foram discutidos tópicos como cuidado, sexualidade, formação de profissionais e instituições de longa permanência. O bate papo pode ser conferido aqui: https://cbn.globo.com/programas/show-da- noticia/entrevista/2024/04/01/talk-show-revolucao-da-longevidade-discute-desafios-para-envelhecimento- ativo-no-brasil.ghtml

37 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page